quarta-feira, 15 de março de 2017

Em Chamas



     Após muita luta e incríveis revira voltas Katniss Evrdeen e Peeta Mellark conseguiram sair vivos dos jogos vorazes. Porem nunca na história de Panem duas pessoas foram vitoriosas dos jogos - a principal regra sempre foi  “ o ULTIMO vivo venceria”.
     Katniss e Peeta agora não eram mais somente dois jovens que venceram juntos o mesmo jogos vorazes - o que já seria o suficiente para a capital querer matá-los -  mas conseguiram ridicularizar a capital, se tornarem heróis nacionais e durante os jogos fazer todos, inclusive o próprio Peeta , acreditarem que eram um desventurado casal apaixonado que foi parar na arena por um cruel golpe do destino.
     Para piorar a situação a vitoria do desventurado casal parece ter mudado definitivamente alguma coisa em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente.
      A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão de problemas, aplausos, adoração do povo e perseguição da capital ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem – e bonitão - caçador Gale, mas para proteger sua família, amigos e até a própria vida das ameaças feitas pelo presidente Snow é obrigada a continuar fingindo que é loucamente apaixonada por Peeta.
     Já o governo parece extremamente preocupado com a influência que os atos de um casal de adolescentes sobreviventes aos jogos estão causando com a população. Por isso existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique mandá-los para a arena novamente.
    
AS FAGULHAS SE ACENDEM

AS CHAMAS SE ESPALHAM


E A CAPITAL QUER VINGANÇA


     Querido leitor, para a simples analise que hoje proponho vamos começas com os sentimentos:
     
     Para a minha pessoa (lembrando que vocês sempre podem discordar comigo) Gale foi um “banana” tendo anos para dizer que gostava de Katniss, mas só expressando que sentia algo por ela quando a viu com outro e ainda se aproveitando do fato de que Katniss não conseguia ver os ama sofrer para arrancar beijos e pequenas demonstrações de afeto.(isso fica claro em várias cenas do ultimo livro mas no Em Chamas já é bem perceptível)
     Peeta é o nosso pobre apaixonado iludido, tendo gostado de Katniss dês de sempre e na arena, quando era uma questão de vida ou mote, acreditando que a encenação de Katniss– que na minha humilde opinião não era sempre só encenação – era real e se decepciona ao voltar para o distrito 12 e descobri que o conto de fadas não era real. Ele se ver magoado pela menina que sempre amou, mas se obrigando a continuar “encenando” um amor para o publico para ajudar a mulher que o magoou, mas mesmo assim continua amando.
     E por ultimo temos Katniss, uma menina que já sofreu tanto, já passou por tantas coisas e agora tendo que lidar com a confusão dos sentimentos. De um lado ela tem seu melhor amigo, seu companheiro de caçada,a  pessoa que sempre a ajudou e sempre estava ao seu lado: Gale. E do outro lado tinha o Jovem Peeta de quem recebeu ajuda quando estava morrendo de fome, a pessoa que lhe mostrou- mesmo sem querer- que ainda havia esperanças e que ela tinha forças para continuar, a pessoa que foi sua aliada na arena, o jovem por quem ariscou a vida para salvá-lo nos jogos e o jovem que também teria dado a vida por ela. O problema é que Katniss nunca pensou de forma romântica, para a parte consciente do cérebro dela era sempre uma questão de sobrevivência.

Mas quem sabe o que se passava no seu subconsciente?

Quem Katniss realmente amava?

E quem realmente ama Katniss?
     
Agora vamos para a política:     
       
O presidente Snow é uma serpente perigosa que sempre passou por cima de seus concorrentes ou aliados que demonstravam o mínimo de perigo, para a sua soberania, de forma brutal. Um homem que governa a anos com mão de ferro e presas venenosas não ia aceitar de bom grado que um “casal apaixonado” passasse a perna no seu maior símbolo de poder: os Jogos Vorazes.
     O problema do presidente Snow era a adoração que o povo tinha pelo o feito dos dois, a força que esse feito colocou sob a população. Ele não podia simplesmente matar os dois sem motivos. Primeiramente ele tinha que fazer os distritos odiar - ou pararem de amar -  Katniss e Peeta e depois bolar um jeito de matá-los sem sujar as próprias mãos – mesmo que ele tivesse que mandar os dois para a arena novamente.
     Para uma população tão oprimida durante anos na qual a maioria vivia na pobreza – menos, claro, a população da capital- o ato de rebeldia que tirou os dois vitoriosos da arena significa muito mais do que só o amor juvenil e sim a demonstração da força que as pessoas têm contra a capital quando querem e se unem. E a capital sem duvidas sabia disso.
     O desenrolar dessa história não poderia ser mais explosiva, excitante e surpreendente. Um turbilhão de acontecimentos, mudanças, ameaças, muita lutam por sobrevivência e um incrível final que é só co começo de mais uma história é o que você vai encontrar no fantástico livro EM CHAMAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário