terça-feira, 7 de março de 2017

Jogos Vorazes



     Em uma distopia futurística, após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. O país que se ergueu das cinzas, o país que passou por inúmeros desastres naturais como as secas, as tempestades, os incêndios, a elevação do nível do mar que engoliu uma grande quantidade de terra e a guerra brutal pelo pouco que havia restado.
Qual foi o resultado de tudo isso?
PANEM: Uma resplandecente capital que comandava treze distritos unidos que trouxe paz e prosperidade para os seus cidadãos.
     Então vieram os “Dias Escuros”, o levante dos distritos contra a capital. Doze foram derrotados e o décimo terceiro foi destruído, para servir de exemplo aos demais. O Tratado da Traição fez surgir novas leis para “garantir a paz” e, como uma lembrança anual, de que os dias escuros jamais deveriam se repetir, também nos deu os Jogos Vorazes.
     As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante, cada um dos doze distritos deve fornecer um garoto e uma garota, entre 12 e 18 anos chamados tributos, para participarem. Os 24 tributos serão aprisionados em uma vasta arena á céu aberto que pode conter qualquer coisa. Durante várias semanas os competidores deveram lutar até a morte. O ÚTIMO TRIBUTO VIVO SERÁ VENCEDOR.
      A colheita é o dia em que os tributos são escolhidos. O sistema da colheita é injusto. Você se torna elegível aos 12 anos e a cada ano o seu nome aparece mais uma vez, assim quando se completa 18 anos seu nome aparece 7 vezes. Mas ai vem à jogada: digamos que você está passando fome então você pode adicionar seu nome mais vezes na colheita em troca de um escasso suprimento de grãos e olho. Assim muitos jovens pobres tinham seus nomes em vários papeis no meio do sorteio da colheita.
     Ou como eu prefiro dizer- a capital mandou um recado bem claro para os doze distritos restantes dizendo:
“vejam como eu sou poderosa, vejam como eu pego anualmente suas crianças e as mato em um show de TV e ainda faço parecer justiça. Isso é o que acontece com quem me desafia. Vocês já cometeram esse erro antes... não repitam, pois os Jogos Vorazes são só uma pequena amostra de como posso acabas com vocês...”
     Mas vocês devem está se perguntando:
 “Onde está a nossa personagem principal nessa história toda?”
 “Quem é ela?”
 “O que ela tem de especial?”



   Bem caro leitor... Vou contar um pouco da história dela e isso vai responde as duas primeiras perguntas, mas o que ela tem de especial? Você que vai ter que responder.
     Katniss Everdeen nasceu no distrito doze, o mais pobre de todos os distritos, o distrito que fornecia carvão para a capital, o distrito onde as pessoas eram obrigadas a trabalharem nas minas de carvão para tentar não morrerem de fome. A parte em que ela viva no distrito doze era chamada de costura, onde viviam homens e mulheres com os ombros caídos e as juntas inchadas, que há tempos desistiram de limpar a fuligem negra de suas unhas quebradas.
     Em volta do distrito doze existia uma campina onde animais circundavam porem o distrito é cercado por uma grande cerca de arame retorcido e como o trabalho é árduo, perigoso e mal pago nas minas o pai de Katniss burlava a lei e atravessava a cerca para caçar animas para alimentar sua mulher e suas duas filhas, Katniss e Prim.
“Distrito 12, onde você pode morrer de fome me segurança”
Katniss era muito ligada ao pai e logo cedo aprendeu a caçar com o arco e flecha que ele fizera para ela.
     Mas como você sabe caro leitor, esse livro não é de uma história feliz.
     Quando Katniss tinha 12 anos seu pai morreu em uma explosão nas minas e sua mãe entrou em depressão. Então com apenas 12 anos Katniss teve que se virar para alimentar sua família e manter as aparências.
     Os anos se passaram e muita coisa aconteceu, mas para resumir:
  1.     Aconteceu uma história engraçada com um menino (Peeta, que para mim é um artista, cavalheiro e iludido), dois pães e uma surra.
  2.     Ela arranjou um jeito de sobreviver: caçando 
  3.    Ela conheceu um parceiro de caça: Gale (que para mim é um astucioso caçador, fantástico com armadilhas, o bonitão para as garotas e um banana e melhor amigo com a Katniss)

Fora todos os problemas habituais com os quais a Katniss tinha que se preocupas- fome, burlar a lei com pena de morte ao caçar, cuidar da irmã mais nova e da mãe- a nossa personagem ainda tem mais uma preocupação: a colheita está chegando
     Katniss não esta muito preocupada com sua irmã, pois ela acabou de chegar aos 12 anos e Katniss não deixou Prim pegar supimento extra em troca de mais vezes no sorteio, assim seu nome só apareceria 1 vez no meio de todos os nomes de todas as meninas do distrito. Já o de Katniss apareceria 23 e o de Gale 42.

     Porem por uma desventura do destino o nome de Prim é chamado e Katniss se oferece para ir ao lugar na irmã mais nova em um ato desesperado. Como tributo masculino o jovem Peeta, o garoto dos pães, é escolhido e os dois são mandado para a capital tendo como os únicos aliados Effie Trinket, a acompanhante dos tributos do distrito 12, e Haymitch Abernathy, o bêbado e único vitorioso vivo do distrito 12.
     Agora caro leitor tente se imaginar só por um minuto na pele de Katniss, uma jovem que sabe usar muito bem um arco e flecha, uma jovem que odeia a capital por matar seu pai e quase matar a sua família de fome, a jovem que sabe que esta sendo usada como uma peça do jogo favorito da capital, a menina de 16 anos que já sofreu tanto e sabe que está prestes a morrer, mas que convive com o peso da promessa que fez a irmã, de que ia ganhar os Jogos Vorazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário